Realização da atividade e questionamentos:
Proposta realizada com alunos do 5ºano.
Explicamos aos Alunos que cada palito representa as
unidades, dezenas, centenas e unidades de milhar, na qual algumas
transformações facilitarão os cálculos, como podemos ver logo abaixo:
Ex: 10 unidades
equivalem a 1 dezena;
10 dezenas
equivalem a 1 centena, ou 100 unidades;
10
centenas equivalem a 1 unidade de milhar, ou 1000 unidades, assim
sucessivamente.
Com essas
explicações pedimos que os alunos representassem alguns números no ábaco como
podemos ver nos exemplos acima, com o objetivo de que eles pudessem compreender
e aprender o valor posicional de cada número e facilitasse no momento de fazer
os cálculos.
Em seguida
introduzimos a adição para resolução de alguns cálculos com o ábaco, explicando
como seriam feitos o processo de adicionar. . Esse exemplo mostrou como os
nossos antepassados faziam os cálculos e também para que eles compreendessem o
sistema de numeração decimal além de como fazemos os cálculos atualmente.
Ao término da
atividade retomamos alguns pontos importantes para que os discentes assimilem
mais o conteúdo trabalhado.
Sobre a aula:
Os alunos ao começarem a realizar os exercícios
propostos,mostraram –se surpresos com esse modelo de calculo e tiveram um pouco
de dificuldade, inclusive muitos queriam entender como antigamente eles
conseguiam realizar tais procedimentos ,pois estavam se “enrolando todos”.
Ao longo da atividade eles começaram a se familiarizar
com o ábaco, uma vez que eles mesmos produziram e no decorrer das aulas
introduzi, logo após eles compreenderem a posição de cada numero na casa
correta, a operação da adição representada pelo ábaco.
Os alunos acharam o máximo e demonstraram se muitos
receptivos com esse trabalho.
As perguntas para eles foram :
1) Como será que representamos a dezena, centena, milhar
no ábaco?
2) Como fazer uma conta de adição através do ábaco?
3) Como é feita a contagem? Como representar cada
quantidade?
4) Quais cálculos de matemática você realizaria com o
abaco?
Nenhum comentário:
Postar um comentário