;
Análisamos diversas situações do cotiano se faz necessário o uso do Cálculo. Ex: Banco,mercado,receitas etc..
Trabalhando com este conceito desenvolvemos uma atividade,que promova a habilidade de se calcular apresentando o Tangram como uma forma lúdica de aprendizado de tais operações.
PÚBLICO – ALVO.
A atividade
será feita com alunos de 07 à 09 anos.
PERFIL DA TURMA.
Crianças que
estão em contato direto com o material disponibilizado o quebra-cabeça(Tangam),
de escola pública, comparando o desenvolvimento da matemática em sala de aula.
TEMA
O lúdico na motivação do ensino da
matemática em sala de aula, tornando a matemática prazerosa.
O
objetivo geral deste projeto é refletir sobre o emprego do lúdico nas escolas,
pois a atividade lúdica só é eficaz se for desempenhada simultaneamente na
função de distrair e instruir.
Será feita uma análise de uma atividade em matemática
com a qual a criança aprende brincando alguns conceitos matemáticos e torna
prazeroso o ensino. Para esta atividade escolhemos o TANGRAM.
Ao
contrario de outros quebra-cabeças ele é formado por sete peças com formas
geométricas resultantes da decomposição de um quebrado, são elas:
2 triângulos
grandes;
2 triângulos
pequenos;
1 triângulo médio;
1 quadrado;
1
paralelogramo;
Figura do tangram
como Jogar:
Com o uso do Tangram o
professor pode trabalhar em sala de aula com as crianças identificação,
comparação, descrição, classificação, formas geométricas planas e desenhos a
exploração de transformação geométricas através de decomposição composição de
figuras, noção de área, frações, subtração entre outros :
Jogo
da subtração com dois alunos:
Peças
20
triângulos pequenos
8
triângulos médios
6
triângulos grandes
8
quadrado
2
dados
Os alunos em Duplas irão escolher um dos tabuleiros da figura acima.
Joga-se o dado cada um dos participantes deve escolher, como vai representar o número que foi sorteado.
Com as formas geométricas que representam a quantitade.Somando para obter o número desejado.
Ganha quem completar o tabuleiro primeiro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário