terça-feira, 4 de junho de 2013

Atividade para trabalhar cálculo no cotidiano.


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Análisamos  diversas situações do cotiano se faz necessário o uso do Cálculo. Ex: Banco,mercado,receitas etc..

Trabalhando com este conceito desenvolvemos uma atividade,que promova a habilidade de se calcular apresentando o Tangram como uma forma lúdica de aprendizado de tais operações.

 PÚBLICO – ALVO.

 A atividade será feita com alunos de 07 à 09 anos.

  PERFIL DA TURMA.


Crianças que estão em contato direto com o material disponibilizado o quebra-cabeça(Tangam), de escola pública, comparando o desenvolvimento da matemática em sala de aula.


  TEMA

  O lúdico na motivação do ensino da matemática em sala de aula, tornando a matemática prazerosa.
 O objetivo geral deste projeto é refletir sobre o emprego do lúdico nas escolas, pois a atividade lúdica só é eficaz se for desempenhada simultaneamente na função de distrair e instruir.
 Será feita uma análise de uma atividade em matemática com a qual a criança aprende brincando alguns conceitos matemáticos e torna prazeroso o ensino. Para esta atividade escolhemos o TANGRAM.

Ao contrario de outros quebra-cabeças ele é formado por sete peças com formas geométricas resultantes da decomposição de um quebrado, são elas:

 2 triângulos grandes;

 2 triângulos pequenos;
 1 triângulo médio;
 1 quadrado;
 1 paralelogramo;

Figura do tangram


como Jogar:


Com o uso do Tangram o professor pode trabalhar em sala de aula com as crianças identificação, comparação, descrição, classificação, formas geométricas planas e desenhos a exploração de transformação geométricas através de decomposição composição de figuras, noção de área, frações, subtração entre outros :
Jogo da subtração com dois alunos:
Peças
20 triângulos pequenos
8 triângulos médios
6 triângulos grandes
8 quadrado
2 dados

Os alunos em Duplas irão escolher um dos tabuleiros da figura acima.
Joga-se o dado cada um dos participantes deve escolher, como vai representar o número que foi sorteado.
Com as formas geométricas que representam a quantitade.Somando para obter o número desejado.
Ganha quem completar o tabuleiro primeiro.


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