quinta-feira, 11 de abril de 2013

Atividades Direcionada ao 5° ano utilizando ábaco.Questionamento sugerido.




Realização da atividade e questionamentos:
Proposta realizada com alunos do 5ºano.

Explicamos aos Alunos que cada palito representa as unidades, dezenas, centenas e unidades de milhar, na qual algumas transformações facilitarão os cálculos, como podemos ver logo abaixo:
   Ex: 10 unidades equivalem a 1 dezena;
         10 dezenas equivalem a 1 centena, ou 100 unidades;
         10 centenas equivalem a 1 unidade de milhar, ou 1000 unidades, assim sucessivamente.
   Com essas explicações pedimos que os alunos representassem alguns números no ábaco como podemos ver nos exemplos acima, com o objetivo de que eles pudessem compreender e aprender o valor posicional de cada número e facilitasse no momento de fazer os cálculos.
    Em seguida introduzimos a adição para resolução de alguns cálculos com o ábaco, explicando como seriam feitos o processo de adicionar. . Esse exemplo mostrou como os nossos antepassados faziam os cálculos e também para que eles compreendessem o sistema de numeração decimal além de como fazemos os cálculos atualmente.
   Ao término da atividade retomamos alguns pontos importantes para que os discentes assimilem mais o conteúdo trabalhado.

Sobre a aula:
Os alunos ao começarem a realizar os exercícios propostos,mostraram –se surpresos com esse modelo de calculo e tiveram um pouco de dificuldade, inclusive muitos queriam entender como antigamente eles conseguiam realizar tais procedimentos ,pois estavam se “enrolando todos”.
Ao longo da atividade eles começaram a se familiarizar com o ábaco, uma vez que eles mesmos produziram e no decorrer das aulas introduzi, logo após eles compreenderem a posição de cada numero na casa correta, a operação da adição representada pelo ábaco.
Os alunos acharam o máximo e demonstraram se muitos receptivos com esse trabalho.
As perguntas para eles foram :
1) Como será que representamos a dezena, centena, milhar no ábaco?
2) Como fazer uma conta de adição através do ábaco?
3) Como é feita a contagem? Como representar cada quantidade?
4) Quais cálculos de matemática você realizaria com o abaco?







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