sábado, 6 de abril de 2013

Construção do conceito de números.


Construção do Conceito de número.

       A criança desde que ela inicia na educação infantil ela se depara com uma sala decorada de brinquedos, figuras, letras coloridas etc. onde são usadas com brincadeiras lúdicas e pedagógicas que os auxiliam na aprendizagem.

            Na matemática a utilização das brincadeiras infantis como atividades frequentes significa abrir canal para explorar ideias referentes a número de modo bastante diferente do convencional, ou seja, do tradicional. Enquanto brinca, a criança pode ser incentivada a realizar contagens, comparações de quantidades, identificarem algarismos, adicionar pontos que faz durante as brincadeiras, perceberem intervalos numéricos, isto é, iniciar aprendizagem de conteúdos relacionados ao desenvolvimento do pensar aritmético, afinal a criança aprende brincando desde pequena.
A criança, desde o nascimento, manifesta a necessidade de aprender passando a explorar o mundo a sua volta até encontrar os primeiros obstáculos. Diante deles, ela começa a organizar e construir seu pensamento As brincadeiras infantis apontam o caminho para a estimulação da criatividade adormecida ou bloqueada pela insistente interferência adulta.                                    
Para ele, Vygotsky (1991)a brincadeira é uma grande fonte de desenvolvimento   que contém todas as tendências do desenvolvimento de forma condensada.
                 No contesto de ensino e aprendizagem, o papel pedagógico do jogo deve ser valorizado dentro do objetivo do professor na sala da aula, ou seja, o desencadeamento de um trabalho de exploração e aplicação de conceitos matemáticos. Além disso, o professor deve ser o mediador para que desafios sejam lançados dentro dos jogos para que os alunos criem problemas e vão atrás de suas soluções refletindo sobre sua jogada e qual estratégica seguir tendo consciência da sua alta avaliação. O professor deve questionar conforme as jogadas forem sendo feitas para que o jogo se torne um “instrumento” de aprendizagem e não seja uma reprodução mecânica dos conceitos presentes, pois a aprendizagem não se da mecanicamente como se fosse um monte de exercícios em folha que já estão cansados de ver e dar sempre a mesma resposta.
Dessa forma é possível analisar que houve acertos e erros o que levou a conceitos da matemática, assim o professor compreender como se da o raciocínio da criança na sala de aula fazendo com que o ensino-aprendizagem seja mais dinâmico e construtivo, por meio do jogo e descobertas  pelo próprio aluno que esta jogando. O professor deve repensar a prática pedagógica, estar aberto a novas possibilidades, podendo oferecer aos alunos os mais diversos recursos que possam auxilia-lo a elaborar e construir o conhecimento, atendendo a coletividade e ao mesmo tempo considerando as particularidades de cada um. Segundo Piaget, os conhecimentos necessários para a construção de conceito de números são os seguintes: conhecimento físico, conhecimento lógico- matemático e conhecimento social. O primeiro diz respeito ao conhecimento de propriedades físicas que estão nos objetos na realidade externa, como peso, tamanho, cor, forma, características essas que podem ser notadas a partir da observação direta de que um objeto. O conhecimento social está relacionado às convenções estabelecidas pelas pessoas, de forma arbitrária e que são socialmente transmitidas, de geração em geração. Como exemplo pode-se citar: as datas comemorativas, o nome dado às coisas e objetos. E por fim o conhecimento lógico- matemático que se diferencia dos outros por não poder ser ensinado e só estruturado pela ação reflexiva a partir da manipulação dos objetos.
              Desse modo, o conhecimento lógico- matemático vai além da percepção dos objetos, pois permite que uma pessoa estabeleça relações mentais entre eles, tais como: a comparação, a correspondência, a conservação, a classificação, a inclusão hierárquica, a Sequenciação e seriação.
          Jean Piaget, psicólogo suíço, além de explicar o desenvolvimento cognitivo, investigou como se processa a construção do conceito de número pela criança. Piaget propôs que o desenvolvimento cognitivo se processa em quatro estágios: Sensório- motor (0 – 2 anos); pré-operacional (2- 6 anos); de operações concretas (7- 11 anos); e de operações formais (12 anos em diante). Isso significa dizer que a inteligência se modifica com o passar do tempo.
         Destacaremos apenas os dois primeiros períodos, são neles que as crianças constroem o conceito de número.
    No período Sensório- motor a atividade intelectual é de natureza sensorial e motora, onde a criança percebe o ambiente e age sobre ele. Esse momento corresponde ao período pré- numérico, pré-operacional, ou melhor, puramente intuitivo, a criança só percebe os fatos através dos sentidos, à medida que ela manipula os objetos.
          Já o segundo estágio, pré-operacional ou de inteligência intuitiva, a criança passa a desenvolver a capacidade simbólica. Ela começa a usar símbolos mentais- imagens ou palavras- que representam objetos que não estão presentes, o que lhe possibilita fazer classificações. O número também é uma relação criada mentalmente por cada indivíduo. Neste período, a criança classifica ao separar ou agrupar objetos por suas semelhanças e diferenças, fixando desse modo, relações das coisas do ambiente que o rodeia.
              Partindo do pressuposto que o melhor caminho para construção desse aprendizado, o fato da criança construir seus conhecimentos a partir de sua vivencia compreendendo a necessidade e o usa-la em diversas situações.

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